sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

DIA DO CARTEIRO



Foi nesta data, 25 de Janeiro, em 1663, que se criou a função de Correio-Mor no Brasil, nome dado à função de carteiro naqueles tempos...

Luiz Gomes da Matta Neto, que já atuava como Correio-Mor em Portugal, assumiu o posto no Brasil e se tornou o responsável pela troca de correspondências da Corte.

A história dos Correios do Brasil apresenta uma rica variedade de tipos de carteiro. O tropeiro foi o primeiro entregador de correspondências que o Brasil conheceu.

Tivemos ainda o estafeta e o carregador de mala postal, o inspetor de Serviço Postal no final do período imperial e o carteiro no início do século XX.

Todos marcaram os diferentes períodos da história postal no país, cada um foi o reflexo do seu tempo...

Hoje, eles chegam às portas de milhões de brasileiros a pé, de bicicleta, de moto, de Kombi etc. São, aproximadamente, 52 mil carteiros que compõem um verdadeiro batalhão de Carteiros dos Correios do Brasil.

O CARTEIRO SIMPATICO DA TV

Personagem
Jaiminho é um carteiro idoso, que já trabalhou muito na vida e hoje em dia trabalha com mais preguiça do que na juventude. Sempre anda carregando sua bolsa de cartas e a bicicleta cinza, pois não aprendeu a pedalar e se contar isso aos correios, eles o demitem. Traja sempre uma farda cinza, de carteiro, um quepe da mesma cor e um lenço verde no pescoço. Também gosta de se gabar de como era conquistador na juventude, no seu desconhecido povoado natal de Tangamandápio, que ele diz não estar no mapa, mas ser do tamanho de Nova York. Após ser apresentado ao público, o personagem Jaminho, depois de algum tempo, passou a residir na vila, na casa do alto da escada, que já pertencera à Paty e Glória e à Dona Edwiges. É também um grande amigo e companheiro do menino Chaves. Sempre que vai fazer uma entrega, pede que a pessoa procure a carta dela na bolsa, se esta tenta não fazê-lo, ele implica dizendo que é porque quer evitar a fadiga...

Nenhum comentário:

ALMA DE EDUCADOR

VISITE MEU BLOG "ALMA DE EDUCADOR"