sábado, 23 de maio de 2009

CONSUMO COSNCIENTE




O consumidor consciente busca o equilíbrio entre a sua satisfação pessoal e a sustentabilidade do planeta, lembrando que a sustentabilidade implica em um modelo ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável. O consumidor consciente reflete a respeito de seus atos de consumo e como eles irão repercutir não só sobre si mesmo, mas também sobre as relações sociais, a economia e a natureza. O consumidor consciente também busca disseminar o conceito e a prática do consumo consciente, fazendo com que pequenos gestos de consumo realizados por um número muito grande de pessoas promovam grandes transformações.

O consumo consciente pode ser praticado no dia-a-dia, por meio de gestos simples que levem em conta os impactos da compra, uso ou descarte de produtos ou serviços. Tais gestos incluem o uso e descarte de recursos naturais como a água, a compra, uso e descarte dos diversos produtos ou serviços, e a escolha das empresas das quais comprar, em função de sua responsabilidade sócio-ambiental. Assim, o consumo consciente é uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária para garantir a sustentabilidade da vida no planeta.

Praticar o consumo consciente consiste numa atitude de liberdade de escolha e de protagonismo da própria existência. É uma tomada de posição clara, democrática e ética. O consumo consciente fatalmente irá gerar uma reflexão e tal reflexão pelos consumidores deverá gerar uma cadeia de estímulos que irá contagiar positivamente as empresas e seus funcionários, sua família, colegas e amigos que, diante do exemplo, serão impelidos a refletir sobre os seus próprios atos de consumo.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

quarta-feira, 20 de maio de 2009

FILOSOFANDO 200509

"O homen que sabe reconhecer
os limites da sua própria inteligência,
está mais perto da perfeição".
(Goethe)

terça-feira, 19 de maio de 2009

FILOSOFANDO 190509

Silêncio antes de nascer.

Silêncio depois da morte.

A vida é só ruído entre

dois silêncios insondáveis.

Isabel Allende

segunda-feira, 18 de maio de 2009

FILOSOFANDO 180509

"A conquista da liberdade é algo que faz tanta poeira,
que por medo da bagunça,
preferimos, normalmente,
optar pela arrumação."

(Carlos Drummond de Andrade)

domingo, 17 de maio de 2009

CHOQUE DE ANDRÔMEDA E VIA LÁCTEA



Já não é de hoje que sabemos que a Via Láctea, grande conjunto de gás e poeira que serve de residência para uns 200 bilhões de sóis, dentre os quais o nosso, está num curso de colisão com sua vizinha mais pujante, a galáxia de Andrômeda. Aliás, um aviso para já acalmar os mercados: o "encontro" não vai acontecer em menos de 3 bilhões de anos.

A melhor definição para essa colisão talvez seja "briga de família". Neste canto do Universo, Andrômeda e Via Láctea são as maiores galáxias (provavelmente nessa ordem) do pedaço, seguidas pela galáxia do Triângulo. Além dessas três, que têm o tradicional formato espiral, o chamado Grupo Local ainda possui uma porção de outras pequenas galáxias, a maioria de formato irregular, como a Grande Nuvem de Magalhães.

Todas estão zanzando pelo espaço sideral num balé próprio, regido pela atração gravitacional que exercem umas sobre as outras. Medindo a luz que vem delas, os astrônomos podem dizer se estão indo ou vindo. Daí o conhecimento de que Andrômeda, hoje a 2,9 milhões de anos-luz de distância (um ano-luz é a distância que a luz percorre em um ano, aproximadamente 9,5 trilhões de quilômetros), se aproxima de nós a uma velocidade aparente de cerca de 500 mil quilômetros por hora.
Se o choque com Andrômeda parece um cenário por demais melancólico para nossa pobre galáxia, tente respirar um pouco mais aliviado: embora sejam grandes eventos vistos de fora, de dentro talvez nem tenha tanta graça. Simulações de computador mostrando o que aconteceria dentro das duas galáxias durante a reunião parecem indicar que colisões entre estrelas são raríssimas, e que em geral esses astros sobrevivem bem ao processo.

O Sol provavelmente ainda estará por aqui quando acabar a reforma do bairro. "
DO SITE APOVINI

ALMA DE EDUCADOR

VISITE MEU BLOG "ALMA DE EDUCADOR"