sábado, 30 de abril de 2011

GOVERNO CHINÊS FAZ "DESAPARECER" SEUS OPOSITORES

Ativista dos direitos humanos Ai Weiwei continua preso

O conhecido artista, arquiteto e filósofo contestatário do regime chinês que recentemente apelidou de “desumano”, foi preso pelas autoridades chinesas no passado domingo e desde então nada se sabe da sua situação. Governos e organizações internacionais unem 

vozes de apelo à libertação e ao respeito pelos direitos humanos na China.




Ai Weiwei, nascido a 28 de agosto de 1957, é um ativista dos direitos humanos na China e filósofo, atividades que acumula com as de arquiteto, curandeiro, fotógrafo, crítico de cinema, crítico social e cultural. Ao nível da arquitetura, distinguiu-se ao ter sido contratado como consultor artístico pela sociedade suíça de arquitetos Herzog & de Meuron na construção do estádio olímpico de Pequim para as olimpíadas de 2008.

O reputado artista, apesar da notoriedade que atingiu, ou talvez até em virtude dela, assumiu há muito um papel importante na luta pelos direitos humanos no seu país natal. 

Pouco antes de ser preso, e tendo tido uma premonição da sua iminente detenção, não teve dúvidas em denunciar que “os poderosos querem evitar que se ouçam vozes críticas. Querem destrui-las. Não querem nenhuma discussão aberta”.

A sua mulher e também artista, Lu Qing, informou as circunstâncias da prisão. Weiwei preparava-se para apanhar no aeroporto de Pequim um avião que o levaria a Hong Kong quando foi abordado pelas autoridades chinesas que o transportaram. Ao mesmo tempo a casa do casal era alvo de uma intensa rusga. Lu Qing informou que as autoridades não explicaram as razões da detenção de seu marido.

Com um largo historial de luta pelos direitos humanos e de desafio às autoridades do hermético e fechado regime chinês, a situação afigura-se desta vez como sendo “extremamente séria”. Lu King denuncia que “fizeram buscas ao seu estúdio e levaram CD´s e discos rígidos e todo o tipo de material, mas a polícia não disse onde ele está ou do que estão à procura. Não há informação sobre ele”.

Esta terça-feira, as autoridades policiais procederam a interrogatórios de várias pessoas no âmbito das investigações do processo que conduziu Weiwei à prisão.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

ATÉ QUE ENFIM

AINDA BEM QUE ACABOU ESSA NOVELA DE CASAMENTO.
VIVENDO EM UM MUNDO DE INFORMAÇÃO
E NÃO DE CONHECIMENTO,
ESPEREMOS A NOTÍCIA DA VEZ.

INFELIZMENTE NÃO EXISTE MAIS 
DEBATE SOBRE O QUE ACONTECE, 
AS NOTICIAS SÃO APENAS 
INFORMAÇÕES VAZIAS, 
SEM CONTEXTO PARA A VIDA,
SEM CONTEÚDO PARA 
A FORMAÇÃO INTEGRAL DO SER HUMANO.

AINDA COM ESPERANÇA DE QUE AS INFORMAÇÕES
LEVEM O MUNDO AO CONHECIMENTO.

domingo, 24 de abril de 2011

HONESTIDADE

MOTORISTA DEVOLVE DINHEIRO ENCONTRADO DE AGRICULTOR.
ALGUMAS PESSOAS PODEM CONSIDERÁ-LO "TROUXA" POR NÃO FICAR COM O DINHEIRO, ELE PREFERIU SER HONESTO CONSIGO MESMO.


ALMA DE EDUCADOR

VISITE MEU BLOG "ALMA DE EDUCADOR"