sábado, 17 de janeiro de 2009

A EVOLUÇÃO DA DANÇA 2

Passados quase 3 anos desde a primeira edição do Evolution of Dance , o comediante Judson Laipply lança a segunda edição desse projeto!
O sucesso é tamanho que esse vídeo abaixo, postado no YouTube no último dia 9 de janeiro já tem mais de um milhão e meio de views!!!


sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

MINHAS RENDAS PORTUGUESAS

RENDA 2


Que orgulho em dizer...
MINHAS RENDAS PORTUGUESAS ESTÃO FICANDO LINDAS...
Fico muito feliz em acreditar que essas duas mudas foram as mais especiais...
Elas foram plantadas por mim e por aquela que mora em mim, pessoas sem a menor experiência.
Sem saber como fazer.
Passaram-se meses e nada delas darem sinal de vida.


RENDA 2

Já iam para o lixo...
Tudo parecia perdido, e eis que Maria as encontra com VIDA.
Quantos meses se passaram para elas assinalarem essa VIDA?
Elas surgiram da morte aparente, para reviver e alegrar nossos olhos...
MINHAS rendas portuguesas serão tão lindas como as originais...

Muitas mudas foram feitas por um amigo seu e foram dadas para as pessoas especiais na vida dela. Contudo...


RENDA 1

O tempo resolveu alegrar o meu coração
Essas eu ganhei da Dona delas, assim gosto de acreditar...
Plantamos muitas...
Porque só duas pegaram, e eram duas que eu queria?
Ela não ia me deixar sem uma muda de suas plantas preferidas...
Ah! Eu ganhei dela, foi seu presente de lá do céu, tenho certeza...

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

DIA DO COMPOSITOR

Hoje é o dia do compositor.
E eu tenho o privilégio de ter amigos compositores.
À vocês...Assis, Bozinha, Denise, Dóra, Mário, Moacyr , Ricardo, Walter...
Parabéns pelo seu dia.
Nunca me esqueço o bem que vocês fazem na minha VIDA.
Mesmo distantes, sempre presentes em meu coração.




Toda alma é uma música que se toca.
Rubem Alves

"Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música
não começaria com partituras, notas e pautas.
Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria
sobre os instrumentos que fazem a música.
Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria
que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas.
Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas
para a produção da beleza musical.
A experiência da beleza tem de vir antes".

Rubem Alves

OS APAIXONADOS

RUBEM ALBVES
Dedico esta crônica aos apaixonados, mesmo sabendo que servirá para nada. É inútil falar aos apaixonados. Os apaixonados só ouvem poemas e canções. A paixão, experiência insuperável de prazer e alegria, pelo fato mesmo de ser uma experiência insuperável de prazer e alegria, coloca o apaixonado fora dos limites da razão. Todo apaixonado é tolo. Pode ser que ele escute a fala da razão. Escuta mas não acredita. Diz: “O meu caso é diferente!” Tolo mesmo é quem tenta argumentar com os apaixonados.

Começo minha inútil meditação com um verso terrível de T. S. Eliot. Ele está rezando. Ele sabe que somente Deus tem poder para lidar com a loucura da paixão. Ele reza assim: “...e livra-me da dor da paixão não satisfeita, e da dor muito maior da paixão satisfeita”.

Todo mundo sabe que a paixão não satisfeita dói. Mas poucos sabem que a paixão só existe se não for satisfeita. A paixão é um desejo de posse que, para existir, não pode se realizar. Como a fome: depois do almoço a fome acaba...

Paixão é fome. Ela só floresce na ausência do objeto amado. Mais precisamente, ela vive da ausência do objeto amado. Não se trata de ausência física, o objeto amado distante, longe. A dor da ausência física tem o nome de saudade. Saudade tem cura. A saudade é curada quando o objeto volta. A dor da paixão é diferente. Não tem cura. A saudade do objeto amado, mesmo quando ele está presente, é o perfume característico da paixão. Cassiano Ricardo sabia disso e escreveu:

“Por que tenho saudade
de você, no retrato, ainda que o mais recente?
E por que um simples retrato,
mais que você, me comove, se você mesma está presente?”

Que coisa mais esquisita! Como pode ser isso? Como pode se sentir saudade de algo que está presente? A resposta é simples: a gente sente saudade de uma pessoa presente quando ela está se despedindo. Cecília Meireles, desenhando sua avó morta, a quem ela muito amava, disse: “Tu eras uma ausência que se demorava; uma despedida pronta a cumprir-se.” Dirão: “É natural. A avó já era velhinha...” É verdade. Mas o que caracteriza o olhar apaixonado é que ele percebe, no rosto da pessoa amada, essa ausência que se anuncia e essa despedida pronta a cumprir-se. O apaixonado pensa que sua paixão tem a ver com o objeto. Ele não sabe que foi o seu olhar que o tornou encantado. Os poetas são pessoas apaixonadas pela vida. E a sua paixão faz com que ela, a vida, apareça sempre banhada por uma luz crepuscular. Rilke perguntava, sem esperanças de resposta: “Quem foi que assim nos fascinou para que tivéssemos um ar de despedida em tudo que fazemos?” É o olhar da pessoa apaixonada que cria a imagem do objeto da paixão. É sobre Cecília Meireles que o Drummond escreve. Mas sua descrição, eu creio, se aplicaria a todos os objetos da paixão:

Não me parecia criatura inquestionavelmente real; por mais que aferisse os traços de sua presença entre nós, restava-me a impressão de que ela não estava onde nós a víamos. Distância, exílio e viagem transpareciam no sorriso benevolente... que confirmava a irrealidade do indivíduo.

A dor da paixão não satisfeita é essa: o apaixonado deseja possuir o objeto do seu amor, mas ele escapa sempre. Por isso ele sofre. Movido pela dor, quer possuí-lo. Não sabe que, para que sua paixão continue a existir, é preciso que ele continue escapando sempre. A paixão só ama objetos livres como os pássaros em vôo.
“...e da dor muito maior da paixão satisfeita”.

A dor da paixão não satisfeita é iluminada por uma alegria. O apaixonado vive na presença de que um dia ele possuirá o objeto da sua paixão. Mas a “dor muito maior” da paixão satisfeita não tem mais esperanças. O objeto se desfez. Ela vive na tristeza do objeto perdido.

Escrevi uma estória sobre isso. A Menina era apaixonada pelo Pássaro Encantado. Mas ela sofria porque o Pássaro era livre. O Pássaro Encantado era sempre uma ausência que se demorava, uma despedida pronta a cumprir-se. O Pássaro lhe disse que era preciso que fosse assim, para que eles continuassem apaixonados. Ele sabia que a paixão ama pássaros em vôo. Mas a Menina não acreditou. Prendeu-o numa gaiola.

Gaiola? Há as feitas com ferro e cadeados. Mas as mais sutis são feitas com desejos.

Esquisito o que vou dizer: a alma é uma biblioteca. Nela se encontram as estórias que amamos. Romeu e Julieta, Abelardo e Heloísa, O paciente inglês, As pontes de Madison, Amor nos tempos do cólera, A menina e o pássaro encantado. As estórias que amamos revelam a forma do nosso desejo. Delas, escolhemos uma. É a nossa gaiola. Gaiola na mão, saímos pela vida à procura do nosso Pássaro. Quando imaginamos havê-lo encontrado – que felicidade! Ficará feliz em nossa gaiola. Será o amante da nossa estória de amor: eu para você, você para mim... Nós o colocamos lá dentro e pedimos que nos cante canções de amor.

Acontece que o Pássaro também tinha a sua estória. E era outra. Todo Pássaro deseja voar. Ele bate suas asas contra as grades, suas penas perdem as cores e o seu canto se transforma em choro. E, de repente, ele se transforma. Não mais o reconhecemos. É um outro. Essa é a razão por que a dor da paixão satisfeita é muito maior.

Contada assim, a estória parece ter um vilão e uma vítima. A verdade é que os dois são vilões, os dois são vítimas. O desejo da gente é sempre engaiolar o outro e levá-lo pelos caminhos que são nossos. Isso vale para tudo: marido-mulher, pai-filha, mãe-filho, patrão-empregado, professor-aluno... Não admira que Sartre tenha dito que “o inferno é o outro”.

Não haverá uma saída. Lembro-me de um pequeno poema de Pearls que sugere a possibilidade de uma relação sem gaiolas:

Eu sou eu.
Você é você.
Eu não estou neste mundo para atender
às suas expectativas.
E você não está neste mundo para atender
às minhas expectativas.
Eu faço a minha coisa.
Você faz a sua.
E quando nos encontramos,
é muito bom.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

FILOSOFANDO 140109


As árvores são amigas.
Estão sempre fielmente no mesmo lugar, à espera.
E se não comparecermos, elas continuarão lá, do mesmo jeito.
E sem nada dizer. E jamais se vingam.
É só olharmos para elas com a cabeça vazia de pensamentos para sermos possuídos por uma imensa tranquilidade.
Rubem Alves

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

ALMA DE EDUCADOR

VISITE MEU BLOG "ALMA DE EDUCADOR"