quarta-feira, 15 de junho de 2011

A IMPORTÂNCIA DOS CURSOS PROFISSIONALIZANTES





Um estudo da empresa de Recursos Humanos, Manpower, identificou que 57% das empresas têm dificuldades para preencher as vagas disponíveis. 
É o que mostra essa reportagem divulgada no Jornal Hoje, da Rede Globo.

Apesar do grande número de candidatos disponíveis, as contratações esbarram na falta de qualificação dos profissionais.

Uma solução rápida e de baixo investimento é a realização de Cursos Livres Profissionalizantes

São cursos feitos para preparar o aluno para atuar em alguma profissão específica ou dar mais detalhes sobre como é a rotina do profissional da área.
Na hora de competir por um emprego, o profissional que possui algum curso profissionalizante leva uma grande vantagem sobre aquele que tem apenas o ensino básico.

CURSOS ONLINE GRATUÍTOS


Com um pouco de disciplina, vontade de aprender, computador e acesso a internet, é possível estudar e tornar seu negócio mais competitivo sem gastar.


Instituições como a Open Course Ware Consortium são exemplos disso. Ela congrega escolas, faculdades e universidades de todo o mundo e oferece cursos gratuitos de alta qualidade técnica e educacional em forma de publicações digitais.

São mais de 200 instituições educacionais associadas em todo o globo.


A maioria não exige qualificações específicas, e todo o material didático foi desenvolvido por professores e alunos dessas instituições.
Entre as centenas de assuntos abordados estão gerenciamento estratégico, negócios sustentáveis, liderança, inovação e marketing.
Veja algumas instituições que oferecem cursos gratuitos:

A faculdade pede que o estudante preencha um cadastro caso queira receber uma declaração de término dos cursos. Para isso, é preciso acertar 7 entre 10 questões no fim das aulas.
Os cursos têm, em média, de 5 horas a 15 horas de duração. 
Entre os ofertados estão "Fundamentos de Gestão de Custos", com as principais diferenças entre as contabilidades gerencial e financeira; "Produto, Marca e Serviços", que agrega desde design de embalagem até análise de marcas; e "Fundamentos da Gestão de TI", com conceitos do papel da tecnologia nos negócios.

Kutztown University of Pennsylvania
Com uma lista com 90 cursos on-line gratuitos, tem um que ensina a elaborar plano de negócios, além de abordar gestão e planejamento estratégico. Outro apresenta técnicas de gerenciamento. Conta ainda com cursos específicos na área de finanças e sobre negócios internacionais.

MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts)
Além de cursos, o MIT disponibiliza uma série de materiais para livre consulta como estudos de caso, notas industriais e simulações de gerenciamento que foram utilizadas nas aulas do instituto. 
A maior parte desse material engloba gerenciamento estratégico, negócios sustentáveis, liderança, inovação. Todo conteúdo está em inglês.

Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas)
O Sebrae tem um braço educacional voltado ao empreendedor.
 Os cursos vão desde como aprender a empreender até questões mais técnicas como planejamento financeiro, noções de excelência, uso da internet em pequenos negócios, gestão de cooperativas e até atendimento ao cliente.

DO SITE FOLHA ONLINE

ALMA DE EDUCADOR

VISITE MEU BLOG "ALMA DE EDUCADOR"