quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

DESMATAMENTO



O Ministério do Meio Ambiente promete divulgar nesta sexta-feira, 25, o nome de aproximadamente 30 municípios que vão integrar uma lista suja dos maiores responsáveis pelo desmatamento na Amazônia.

Novas medidas de combate ao desmatamento no país devem ser discutidas a partir das 12 horas desta quinta-feira, em uma reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

O encontro, às 12h, deve contar com a participação do ministro da Defesa, Nelson Jobim, e de outras autoridades governamentais.

Um levantamento do Inpe mostrou que, de agosto a dezembro, foram derrubados 3.233 quilômetros quadrados de floresta, dos quais 1.922 quilômetros quadrados em novembro e dezembro, quando normalmente não há desmate por causa das chuvas.

O Estado campeão de desmatamento no período analisado é Mato Grosso, com 1.786 quilômetros derrubados. Segundo o secretário de Meio Ambiente de Mato Grosso, Luiz Henrique Daldegan, os dados preliminares, que apontam o Estado como um dos vilões do desmatamento na região amazônica, refletem a realidade.

A ministra do Meio Ambiente disse ainda que já é possível dizer que o aumento do preço da soja, o avanço do gado na Amazônia e a derrubada de árvores para as siderúrgicas de ferro-gusa são as causas principais do desmatamento. Seus assessores lembraram que a derrubada da floresta aconteceu principalmente em Mato Grosso, Rondônia e no Pará, Estados onde esses setores da economia têm avançado muito nos últimos anos.


Nenhum comentário:

ALMA DE EDUCADOR

VISITE MEU BLOG "ALMA DE EDUCADOR"