quarta-feira, 17 de junho de 2009

STRAVINSKY




Igor Stravinsky nasceu em Oranienbaum, perto de São Petersburgo, a 17 de junho de 1882.

Em 1902, conheceu Nicolai Rimsky-Korsakov que o aconselhou a estudar música. Stravinsky começou a estudar com o compositor russo em 1903 e, depois de sua morte em 1908, nunca teve outro professor.

Em 1910 compôs o balé Pássaros de fogo, seguido de Petruska”, em 1911. Em 1913, a música de Stravinsky tornou-se famosa com A Sagração da Primavera. Com seus ritmos selvagens, ausência de melodia e energia selvagem, marca o início da música do século XX.

Em 1920, instalou-se em Paris e entrou num período denominado neo-classicismo, no qual compôs um tipo de música baseado nos estilos e formas de Haydn e Mozart.

Alguns dos trabalhos compostos neste estilo são o Octeto para Sopro, a ópera-oratório Édipo Rei, os balés Pulchinella e Apollon Musagète.

Quando a Segunda Guerra Mundial começou, Stravinsky fugiu da Europa e foi para os Estados Unidos, onde se instalou em Hollywood, Califórnia. Tornou-se cidadão americano em 1940. Nos anos cinqüenta, chocou o mundo musical com o serialismo e produziu o balé dodecafônico Agon e o trabalho coral Canticum Sacrum, entre outros.

Antes disso, foi considerado o maior compositor do mundo ocidental vivo e passou seus últimos anos de vida administrando e registrando seus trabalhos e concedendo entrevistas. A sua influência na música do século XX foi imensa.

Nenhum comentário:

ALMA DE EDUCADOR

VISITE MEU BLOG "ALMA DE EDUCADOR"