quarta-feira, 19 de março de 2008

DIA DO CARPINTEIRO


Obviamente, dia 19 de Março, é comemorado como dia do carpinteiro por ser também, dia de São José. Pai de Jesus."Não é este o filho de José?" Lucas 4,22

A pouca referencia que se tem de José, é que ele fora carpinteiro e que Jesus, seguiu a sua profissão até os seus 30 anos. Quando se referem a Jesus, é dito "Não é este o filho do carpinteiro?" (Mateus 13,55).

Eu gosto de brincar de que São José era mudo, porque em toda passagem bíblica ele não diz uma palavra sequer.

Deve ser coisa de quem muito trabalha, pois conheci um grande carpinteiro, grande trabalhador, que era pouco de falar.

Fica aqui, então ao carpinteiro, José, que já partiu, e por certo está já trabalhando na seara do bem.


Nada como uma estória para esse dia:

Contam que na carpintaria houve uma vez uma estranha assembléia. Foi uma reunião de ferramentas para tirarem suas diferenças.

O Martelo exerceu a presidência, entretanto lhe foi notificado que teria que renunciar. Por quê? Perguntou o martelo. Fazia demasiado ruído! E também, passava o tempo golpeando. O Martelo aceitou sua culpa, mas pediu que também fosse expulso o parafuso. Disse que ele necessitava dar muitas voltas para que servisse para alguma coisa.

Ante ao ataque, o parafuso aceitou também, mas, por sua vez, pediu a expulsão da Lixa. Fez ver que era muito áspera em seu tratamento e sempre teria atritos com os demais.

A Lixa esteve de acordo, mas com a condição de que também fosse expulso o Metro, que sempre ficava medindo os demais segundo sua medida, como se fora o único perfeito.

Nisso entrou o Carpinteiro, pôs o avental e iniciou o seu trabalho. Utilizou o Martelo, a Lixa, o Metro e o parafuso. Finalmente, a grosseira madeira inicial se converteu em um lindo móvel.

Quando a carpintaria ficou novamente só, a assembléia recomeçou a deliberação. Foi então que tomou a palavra o Serrote, e disse:

Senhores, se há demonstrado que todos temos defeitos, entretanto o carpinteiro trabalha com nossas qualidades. Isto é o que nos faz valiosos. Assim, não pensemos sobre nossos maus pontos, e nos concentremos na utilidade de nossos pontos bons.

A assembléia concordou, então, que o Martelo era forte, o parafuso unia e dava força, a Lixa era especial para afinar e limar asperezas e observaram que o Metro era preciso, exato. Sentiram-se, então, como uma equipe capaz de produzir móveis de qualidade. Sentiram alegria por poderem trabalhar juntos.

Ocorre o mesmo com os seres humanos. Observe e o comprovará. Quando em uma empresa as pessoas buscam pequenos defeitos nos demais, a situação se transforma em tensa e negativa. Ao contrário, quando se busca com sinceridade os pontos fortes dos demais, florescem as melhores conquistas humanas.

Nenhum comentário:

ALMA DE EDUCADOR

VISITE MEU BLOG "ALMA DE EDUCADOR"