quinta-feira, 29 de outubro de 2009

INTERNET FAZ 40 ANOS



Há 40 anos, pesquisadores começavam o que daria início ao que se transformaria na internet.
Era um projeto chamado de Arpanet (Advanced Research Projects Agency Network), uma tentativa de criar uma rede de comunicação entre computadores patrocinada pelo Pentágono nos EUA.


A primeira mensagem eviada, em 29 de outubro de 1969, foi entre computadores de um laboratório na Califórnia. O texto: "Lo". Na verdade, era para ser "Login", mas a conexão caiu e demorou mais de uma hora para voltar. Pouco mais de um mês depois, era estabelecida a primeira rede estável entre quatro computadores.
Nos próximos dois anos o número não parou de crescer. Satélites foram lançados e a conexão chegou à Europa.

Em 1973 75% do tráfego de dados era de e-mails, e no mesmo ano foi implementado o FTP, protocolo que permitia transferir arquivos.
Apenas na década seguinte, com a adoção do protocolo TCP/IP, criado por Vinton Cerf, que a rede ganharia o nome de internet. Ted Nelson, em seguida, começaria a desenvolver o conceito de hipertexto, basicamente os links entre sites.
Tim Berners-Lee pescou a ideia e resolveu organizar os "links" no que chamou de World Wide Web, ou o WWW. Em 1993 surgia o primeiro programa para navegar visualmente na WWW, o Mosaic, predecessor do Netscape. O resto, você já sabe.

Nenhum comentário:

ALMA DE EDUCADOR

VISITE MEU BLOG "ALMA DE EDUCADOR"