sábado, 9 de maio de 2009

RAIVA TEM O SEU LUGAR

A raiva é uma forte e temporária reação emocional à sensação de ser ameaçado de alguma maneira. Quando a raiva surge, pode ser expressa aberta e diretamente ou pode ir para o subterrâneo da nossa mente e do nosso coração, passando assim a se expressar de uma maneira silenciosa e persistente, tornando-se um ressentimento crônico.
O ressentimento é a sensação da mágoa ou raiva crônica que persiste muito depois de terminada a situação que causou raiva.
O ressentimento já foi comparado a uma brasa ardente que seguramos com a intenção de jogá-la em outra pessoa, enquanto queima a nossa mão.
A palavra ressentimento é a forma substantiva de ressentir - sentir intensamente e sentir de novo.
Quando estamos ressentidos, sentimos intensamente a dor do passado de novo e de novo e de novo.....
A experiência de raiva mantida durante um período de tempo muito longo - o que gera a mágoa - é quase sempre inútil.
É preciso esclarecer que o fato de criarmos uma mágoa não significa que seja um sinal de doença mental.
Magoar-se é um aspecto normal e dificil de todos em relação à vida e, quase todos desenvolvemos, em algum momento da vida, algum tipo de mágoa.
Mas, vale salientar que apesar da mágoa ser algo "comum" ou mesmo "normal" não significa que seja saudável.
O aprendizado de lidar com sofrimentos, ofensas e desapontamentos com mais habilidade não impedirá que as coisas possam correr mal na sua vida. As pessoas continuarão sendo pouco amáveis e imprevistos e acidentes poderão fazê-lo sofrer.

O mundo está repleto de sofrimento, frustração e dificuldade e não é só porque você aprendeu a se adaptar melhor, a lidar adequadamente com os problemas, com a raiva ou mesmo a frustração, isso não significa que os problemas acabarão.
O que muda é a importância que você vai dar para esses problemas em sua mente e em seu coração. A quantidade de raiva, desesperança e aflição que você irá investir e sentir.
A vida não é perfeita mas você pode aprender a sofrer menos.
Peça ajuda! Estudos mostram que pessoas que compartilham suas frustrações e dores tendem a lidar melhor com a mágoa e o estresse. Na maioria das vezes, pessoas que contam com os amigos, com a familía, com um apoio psicológico e com um trabalho psicoterápico são mais felizes e desfrutam de uma saúde melhor.

Katia Cristina Horpaczky é psicóloga clínica

Nenhum comentário:

ALMA DE EDUCADOR

VISITE MEU BLOG "ALMA DE EDUCADOR"