sexta-feira, 8 de agosto de 2008

CERATOCONE E ANEL FERRARA


O ceratocone é uma doença evolutiva que surge na adolescência ou no adulto jovem e se caracteriza por uma baixa progressiva da acuidade visual, devido ao aparecimento de astigmatismo irregular elevado.
Nas fases iniciais pode-se utilizar os óculos para correção da visão, mas eles se mostram inúteis à medida que a doença evolui, obrigando o paciente ao uso de lentes de contato para obter visão útil.
Quando o uso das lentes se torna impossível, devido à evolução da doença, indica-se então o transplante de córnea. Graças ao surgimento dos anéis corneanos intra-estromais, tornou-se possível reabilitar visualmente aqueles pacientes intolerantes a lentes de contato, possibilitando a volta aos óculos e até às lentes de contato gelatinosas.



Portanto, a melhor conduta no ceratocone é o acompanhamento regular e periódico desses pacientes para podermos adotar a tempo medidas que visem o seu melhor bem-estar e a recuperação visual mais rápida.

Criado pelo oftalmologista Paulo Ferrara de Almeida Cunha para o tratamento do ceratocone – doença que provoca deformação progressiva da córnea –, o Anel de Ferrara é uma das soluçoes para o problema.

PARA SABER MAIS CERACOTONE E ANEL FERRARA

11 comentários:

Anônimo disse...

Olá!
Também sou uma vitima do ceratocone. apareceu na adolescência, e com a intolerância ás lentes de contacto...revoltei-me contra a doença. Voltei ao médico 7 anos mais tarde e agora tenho 3 aneis de ferrara nos dois olhos. Deram-me uma nova oportunidade de ver o mundo como ele realmente é! se não tivesse desaparecido durante esses 7 anos provavelmente já tinha feito um transplante da cornea.
Obrigado pelo magnifico artigo que escreveu.

Unknown disse...

Olá, Tenho um sobrinho que é portador do ceracotone, como não temos condições financeiras para o tratamento e os exames, gostaria de saber se o SUS cobre os procedimentos e tratamentos que a doença exige. Meu sobrinho tem 19 anos, pagamos muitos impostos e acho que ele tem direito a vida o mais normal possível, aguardo notícias.

ÂNGELO disse...

Olá Solange, eu postei aqui sobre esse problema, para alertar quem tem essa doença e desconhece. Eu sugiro que você procure um vereador de sua cidade e exponha o caso a ele, talves por esse caminho você consiga uma consulta.

Unknown disse...

Olá, infelismente desde dos meus 14 anos tenho esta doença, Ceratocone tentei usar minhas lentes ma elas são tão rigidas que infelismente, não tive sucesso,o meu oftamologista me disse que tenho do olho direito apenas 10% de visão, tenho receio da cirugia ele me disse que tem caso e casos pois pessoas que ele conhece que teve um grande sucesso outras não, Então não me sinto segura nesta questão, o meu medico mesmo não faz este tipo de cirugia, gostaria de conversar com pessoas que já fizeram este tipo de cirugia.Mas resaltando o meu caso e de trasplante de cornea.Quem puder me esclarecer melhor eu acgradeço.

Unknown disse...

EU SOU MAIS UMA DAS VITIMAS DESSA DOENÇA,POIS PROCUREI POR ESPECIALISTA
POIS TAMBÉM USO O ANEL DE FERRARA A 3 ANOS,E FAÇO ACOMPANHAMENTO 1 VEZ AO ANO.SEMPRE PROCURO SABER MAIS.MUITO OBRIGADA POR TER DESCOBERTO MAIS UMA SOLUÇÃO NA MEDICINA.21/04/11

ceracotone disse...

Ola ...
Eu tenho ceracotone, e ja faz 4 anos q descobri, ja tentei usa a lente ,mas nao consegui adapta, comprei e nao usei, uso oculos.
Fui ao oftalmo ontem e meu caso ja ta bem avancado,seria por um anel de acrilico que ja existe ou transplante, to tao triste,chorei muito ontem a noite eu tenho 36 anos, e nao sei como vo fica mais daqui uns anos,..espero que a tecnologia como esta avancada consiga algo mais em conta para da um fim ou reparar o ceracotone...
Obrigado!!!!!

ceracotone disse...

Oi...
Eu tbem sou uma paciente que a 4 anos descobri que tenho ceracotone,ja tentei usa lentes mas nao consegui adapta e horrivel,uso oculos.
Ontem fui ao oftalmo e esto num estagio de colocar um anel acrilico que ja existe ,ou fazer um transplante, so sei dizer que nao e facil,.chorei muito ontem quando cheguei do oftalmo, e vo faze novamente outro oculos e espera que a tecnologia consiga algo rapido e facil para dar um fim nesse ceracotone,...e triste tenho 36 anos e fico as vezes muito pra baixo,...mas com fe em Deus vo melhora.
obrigado

GISELLE disse...

OLÁ,
TAMBEM SOU VITIMA DO CERATOCONE .DESCOBRI A DOENÇA A NOVE ANOS E FIQUEI SEM IR AO MEDICO POR SETE ANOS ,ME REVOLTEI POIS NÃO CONSEGUIA USAR AS LENTES RIGIDAS ,ME INCOMODAVAM MUITO .GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA OBTER UMA CIRURGIA DO ANEL DE FERRARA GRATUIDAMENTE POIS NÃO TENHO CONDIÇÕES.GOSTARIA DE SABER TAMBEM SE O SUS COBRE OS PROCEDIMENTOS E TRATAMENTOS QUE O CERATOCONE EXIGE .MUITO OBRIGADA ,AGUARDO POR RESPOSTAS .

Ede disse...

Pessoal, estou começando agora a conviver com o ceratocone no meu sobrinho de 16 anos. Li sobre o anel de Ferrara e transplante de córneas. O primeiro, Anel de Ferrara, o SUS só paga por força de justiça, quanto ao transplante de córneas é rotina o pagamento, claro que existirá a fila. Teve um paciente em Ipatinga e outro em Cuiabá que tiveram os implantes do Anel de Ferrara pagos pelo SUS, após entrarem na justiça para obter esse direito. Creio que se deve começar procurando o Ministério Público. Meu sobrinho teve o diagnóstico e aguardamos agora a avaliação de um especialista para saber qual será o tratamento para ele.
Deus abençoe a todos.

Lu** disse...

Tenho ceratocone em uma das vistas o que me faz usar um oculos de 4.5 graus para miopia.Gostaria de saber se posso realizar a cirurgia de anel de ferrara ou lentes pois o oculos e nada é a mesma coisa.
CAso possa colocar o anel de ferrar ainda terei que usar oculos ou lentes?
desde já agradeço

Lu** disse...

Tenho ceratocone em uma das vistas o que me faz usar um oculos de 4.5 graus para miopia.Gostaria de saber se posso realizar a cirurgia de anel de ferrara ou lentes pois o oculos e nada é a mesma coisa.
CAso possa colocar o anel de ferrar ainda terei que usar oculos ou lentes?
desde já agradeço

ALMA DE EDUCADOR

VISITE MEU BLOG "ALMA DE EDUCADOR"