sexta-feira, 25 de julho de 2008

DIA DO ESCRITOR

No dia do escritor, nada melhor, em meu ponto de vista, que lembrar de Rubem Alves.
Rubem Alves não é só um escritor, é vários.
Para ele seu corpo é um albergue.
“Nele moram muitas versões de mim mesmo.
Em mim moram o Rubem escritor, o educador, o falador, a criança, o velho, o místico, o palhaço, o deprimido e um outro.
Sim, um outro”.
Esqueceu-se de "UM filósofo", o meu filósofo preferido.


" Minha paixão
é tocar na inteligência
e no coração
de quem me lê".

"Escrever, para mim, é como armar quebra-cabeças.
É brincar...
Viver só no desfrute é um tédio.
É preciso construir alguma coisa que contribua
para melhorar as pessoas e o mundo"
.
Seus textos para o público leigo são repletos de parábolas, à moda da Bíblia.
São claros, estilo direto, frases quase sempre curtas.
.
Escrevo assim porque sou assim.
Descobri que o inconsciente - aquele desconhecido que me faz ser o que sou - só entende linguagem poética.
Linguagem de prosa é coisa de ciência.
Acho que foi o Octávio Paz quem disse que a prosa marcha e a poesia dança...
Eu gostaria muito de ser um grande escritor como Mia Couto, Gabriel Garcia Marques.
Não sou.
Contento-me em contar estórias porque é assim que brinco com a alma.
Não sei se você sabe que fui pastor protestante há muitos, muitos anos.
Alguém me disse que, quanto a isso, eu me despi de tudo.
Menos da paixão por tocar na inteligência e no coração de quem me lê.
.
"Meu corpo e minha alma ainda não entraram na rotina da linha de montagem.
São crianças.
Escrevem como quem brinca.
Às vezes, correria, pique.
Noutras, no ritmo do balanço. Amo escrever.
Não há método para o amor.
Ele acontece quando se sente tesão.
E sinto sempre tesão por escrever. Fernando Pessoa sofria da mesma coisa.
Escreveu: "Sinto uma erecção na alma...""
.
"Eu sou um escritor,
eu penso em eternidades..."
Guimarães Rosa.

Nenhum comentário:

ALMA DE EDUCADOR

VISITE MEU BLOG "ALMA DE EDUCADOR"