Tarsila do Amaral (Capivari, 1 de setembro de 1886 - São Paulo, 17 de janeiro de 1973
Após estudar em Barcelona e fixar-se em São Paulo, iniciou-se em esculturas com Zadig e Mantovani, e, em 1917, em desenho e pintura com Pedro Alexandrino.
Percebeu brevemente então, que não mais se atraía pelo trabalho acadêmico e tinha os olhos voltados para o impressionismo do alemão Georg Fisher Elpons, então, residente em São Paulo.
Foi a Paris em 1920, onde orientou-se com diversos mestres e aperfeiçoou sua tendência cubista em contato com Fernand Léger.
Durante a Semana de Arte Moderna, Tarsila estava em Paris, onde apresentou uma tela no Salão dos Artistas Franceses.
De junho à dezembro deste mesmo ano, esteve no Brasil e integrou o movimento modernista em São Paulo, chamado grupo dos cinco: Ela própria, Anita Malfatti, M.del Picchia, Oswald e Mário de Andrade. Retornou ao Brasil em dezembro de 1923 após encerrar seus estudos com Lhote e Gleizes na França.
Após estudar em Barcelona e fixar-se em São Paulo, iniciou-se em esculturas com Zadig e Mantovani, e, em 1917, em desenho e pintura com Pedro Alexandrino.
Percebeu brevemente então, que não mais se atraía pelo trabalho acadêmico e tinha os olhos voltados para o impressionismo do alemão Georg Fisher Elpons, então, residente em São Paulo.
Foi a Paris em 1920, onde orientou-se com diversos mestres e aperfeiçoou sua tendência cubista em contato com Fernand Léger.
Durante a Semana de Arte Moderna, Tarsila estava em Paris, onde apresentou uma tela no Salão dos Artistas Franceses.
De junho à dezembro deste mesmo ano, esteve no Brasil e integrou o movimento modernista em São Paulo, chamado grupo dos cinco: Ela própria, Anita Malfatti, M.del Picchia, Oswald e Mário de Andrade. Retornou ao Brasil em dezembro de 1923 após encerrar seus estudos com Lhote e Gleizes na França.
Nenhum comentário:
Postar um comentário