sábado, 19 de abril de 2008

O ÍNDIO DA TRIBO KARAJÁ



Os Karajá (ou carajá) são um grupo indígena que falam uma língua alocada ao tronco linguístico Macro-Jê, que também inclui as famílias Jê e Maxakali. Os Karajá habitam a região do rio Araguaia desde que deles se tem notícia.

Habitam tradicionalmente as margens do rio Araguaia, a partir da cidade de Aruanã no estado de Goiás, a Ilha do Bananal, onde se concentra o maior número de aldeias, até as aldeias Xambioá, já no estado de Tocantins, próximos do município de Santa Fé do Araguaia.

Viveram tradicionalmente da agricultura, da caça de animais da região (caititu, anta) e principalmente da pesca. Atualmente devido à pressão da colonização brasileira e da criação de uma dependência quanto aos bens dos não-índios, acabam por comercializar uma parte dos produtos da pesca, artesanato, etre outras atividads comerciais.

A vida social Karajá é baseada na família extensa, em que o homem passa a residir na casa de sua esposa após o casamento (prática conhecida em antropologia como casamento uxorilocal). Os casamentos são proibidos entre parentes próximos até os primos de primeiro grau. A partir do segundo grau, o casamento entre primos é não apenas permitido como desejado, para manter a união da família.

2 comentários:

CLEITO PANTOJA disse...

Adorei o blog
vc tem algum material de rituais indeigenas que podem ser encenados em forma de espetaculo?
t+
cleito_ad@hotmail.com

caroline disse...

muito interssante a história e costume da tribo Karajá...
prieira vez que leio uma história indígena e gosto.

ALMA DE EDUCADOR

VISITE MEU BLOG "ALMA DE EDUCADOR"