sábado, 1 de março de 2008

O QUE É UMA GALÁXIA



Uma galáxia é um grande aglomerado de milhares de milhões de estrelas e outros objetos astronômicos (nebulosas de vários tipos, aglomerados estelares, etc.), unidos por forças gravitacionais e girando em torno de um centro de massa comum.

A olho nu só podem ser vistas até 3 galáxias diferentes, uma delas a nossa vizinha Andrômeda que tem o dobro de tamanho.
A galáxia de Andrômeda é muito semelhante à nossa, a ponto de chamarmos galáxia irmã (as duas dominam o chamado grupo local, nas imediações).

O que vemos em Andrômeda também pode ser imaginado acontecer aqui.
Quando se diz que a nossa galáxia tem de tamanho 100 mil anos luz, isto significa que um raio de luz a viajar à velocidade de 300 mil km/s, demoraria cerca de 100 mil anos para cruzá-la.

Mas apesar de a Via Láctea ter um grande tamanho, comparada com determinadas galáxias do universo ela é relativamente uma anã, tome em consideração por exemplo a colossal Markarian 348 que tem uma impressionante dimensão de 13 vezes superior à Via Láctea o que significa que um raio de luz precisaria de 1 milhão e trezentos mil anos para percorrer toda essa galáxia.



Mas esta não é a recordista das dimensões das galáxias, pois pode-se mencionar que astrônomos descobriram num aglomerado de galáxias chamado Abell 2029, uma que tem cerca de 60 a 80 vezes o tamanho da nossa galáxia, o que novamente em termos científicos tem cerca de 6 a 8 milhões de anos-luz, e possuirá não milhares de milhões, mas sim bilhões de estrelas.

As galáxias dividem-se em vários tipos morfológicos diferentes segundo a estrutura que apresentam. A técnica de classificação morfológica utilizada na sua tipologia é primitiva, em virtude de seu caráter meramente descritivo.

Galáxias espirais






Galáxias em barra
Galáxias elipticas
Galáxias irregulares
Aqui fica uma questão.
Como se pode imaginar, o universo sem vida inteligente ?
Para quem crê no acaso, tem que se tirar o chapeu para esse acaso, é de uma maravilha, de uma beleza, sem palavras para definí-LO.

2 comentários:

Anônimo disse...

Obrigado peloa visita. Fi uma copiaperfeita de umpost do seu blog, e com a devia vénia postei no meu.

Bruno disse...

E um conjunto enorme de milhoes e milhoes de estrelas ou objectos astronomicos, etc

ALMA DE EDUCADOR

VISITE MEU BLOG "ALMA DE EDUCADOR"