sexta-feira, 26 de outubro de 2007

SUDOKU

Jogue e aprenda a jogar Sudoku, nesse endereço - http://sudoku.hex.com.br/tutorial/(em português pronuncia-se sudóku) As palavras cruzadas e outros exercícios que estimulam a atividade mental, como o jogo "Su Doku", melhoram a memória e podem ajudar a manter o cérebro 14 anos mais jovem nas pessoas idosas, de acordo com um estudo.
A tese foi defendida pelo professor Ian Robertson, do Trinity College de Dublin (Irlanda) durante o Festival da Ciência da Grã- Bretanha, a decorrer naquela cidade, e hoje noticiada pelo jornal inglês "The Times.
Segundo o professor, exercícios cerebrais como as palavras cruzadas ou o Su Doku são vantajosos para manter a memória, a primeira parte do cérebro a revelar uma quebra com o avanço da idade.
A ideia é exercitar o cérebro e faze-lo voltar a funcionar como na juventude.
A memória pode também ser melhorada através de exercício físico.
Segundo Fergus Craik, da Universidade de Toronto, os idosos podem ativar os lóbulos frontais através de exercícios sistemáticos destinados a aumentar a capacidade de processamento mental da memória.
O professor Robertson citou um estudo que envolveu cerca de três mil pessoas com idades compreendidas entre os 65 e os 90 anos que usam estratégias de memorização, resolvem problemas ou que jogavam jogos de computador.
Este grupo comparado com outro que não realizava nenhum destes exercícios revelou uma actividade cerebral equiparada a pessoas com menos 14 anos.
De acordo com o investigador, pessoas com mais de sessenta anos participaram num programa de quatro meses de exercícios aeróbicos, que ajudaram os pulmões a respirar mais profundamente e o coração a bater com mais força.
Os benefícios desses exercícios fizeram-se sentir de uma forma especial nos lóbulos frontais do cérebro, que são os que participam na organização, na tomada de decisões, na atenção e na memória.
Estes exercícios físicos criam uma substância química que estimula o crescimento de novas células e conexões cerebrais, incrementado o nível de serotonina, molécula envolvida na comunicação entre as células do nosso cérebro (neurónios) e que estimula os vasos sanguíneos que alimentam o cérebro.

Nenhum comentário:

ALMA DE EDUCADOR

VISITE MEU BLOG "ALMA DE EDUCADOR"