terça-feira, 23 de outubro de 2007

CRIANÇA GÊNIO VIII



Um jovem compositor da escola Julliard School em Nova Iorque é considerado o maior talento musical que apareceu em 200 anos. Com apenas 12 anos já escreveu cinco sinfonias completas.

O seu nome é Jay Greenberg - apesar de preferir ser chamado pela sua alcunha “Bluejay”. Greenberg afirma que a música lhe enche a cabeça e que tem necessidade de a escrever de modo a libertá-la.

Este jovem compositor escreveu a peça “The Storm” em poucas horas que mais tarde viria a ser executada pela New Haven Symphony do Connecticut.

“um prodígio ao nível dos maiores compositores da história” afirmou Sam Zyman, um compositor. “Eu refiro-me a nomes como Mozart, Mendelssohn e Saint-Sans.”

“Isto é um fato absoluto. Isto é objetivo, não é uma opinião subjetiva”, declarou Zyman. “O Jay poderia terminar uma sonata de piano em cerca de 25 minutos. E seria uma grande obra.”
Como é que isto é possível? Jay explicou que não percebe de onde vem a música, mas que esta vem escrita na sua totalidade, tocando como uma orquestra dentro da sua cabeça.

“É como se uma mente inconsciente estivesse me dando ordens na velocidade da luz” afirmou Jay. “Eu a ouço como se fosse um trabalho já completado, quando na verdade não está…”
“É como se estivesse olhando para uma pauta e estivesse retirando os dados diretamente da imagem” afirma Zyman.

Os pais de Jay estão tão surpreendidos, assim como o resto mundo, já que nenhum deles é músico profissional. O seu pai, Robert, é um linguista e docente em eslavo que aos 36 anos perdeu a visão pois sofria de retinitis pigmentosa, enquanto que a sua mãe, Orna, é uma pintora israelita. “Penso que por volta dos 2 anos, quando ele começou a escrever e a desenhar instrumentos, percebemos que ele estava fascinado com a música” disse Orna. “Ele consegui, além de desenhar um violoncelo, pediu um como um presente e ainda escreveu nome. No entanto fiquei muito surpreendida, pois nenhum de nós tem uma relação com esse instrumento e não esperava que ele soubesse o que era.”

Contudo Jay sabia que queria um violoncelo, por isso a sua mãe levou-o a uma loja de instrumentos e comprou-lhe uma miniatura. “Ele sentou-se lá e começou a tocar de imediato.” relembra-se Orna “..e eu chocada perguntei-lhe ‘como é que você sabe tocar isso?’.”

Na escola primária, os seus professores não tinham a mínima ideia de como tratar de uma criança, cujo herói não fosse o Batman, mas sim o Beethoven.
“Ele ouve música na sua cabeça todo o tempo e naturalmente começa a compor, muito provavelmente sem se quer se aperceber disso.” afirma Robert. “No entanto, os professores ficavam furiosos e convocavam reuniões, pois não sabia como resolver esta situação.”
Por muitas vezes ouve mais do que uma composição ao mesmo tempo

“Ele disse-me que morreria se não pudesse compor. Isto é tudo o que quero fazer.” disse Orna. “E quando uma criança com essa idade diz qual é a sua visão e para onde quer ir, não temos outra escolha.”

Elizabeth Wolf é uma pianista que trabalha com Jay na sua técnica de piano - escreve coisas que não consegue sequer tocar, e por isso quer aperfeiçoar as suas técnicas de piano, apesar de não precisar de o saber tocar qualquer instrumento para compor.

Os compositores com mais talento, podem escrever 5 ou 6 sinfonias durante toda a sua vida. Jay já escreveu 5 com apenas 12 anos.

Nenhum comentário:

ALMA DE EDUCADOR

VISITE MEU BLOG "ALMA DE EDUCADOR"