domingo, 28 de outubro de 2007

ALBERT EINSTEIN

Muito interessante esse video em que se pode vê-lo. Já que normalmente só vemos aquela foto onde ele mostra a lingua para o fotógrafo.



Einstein nasceu na região alemã de Württemberg, na cidade de Ulm, numa família judaica não-observante
Com três anos, Einstein tinha ainda dificuldades de fala. Os pais estão assustados. A juventude de Einstein é solitária. Aos cinco anos de idade, Einstein recebe um professor privado. Aos seis anos de idade, Einstein tem aulas de violino, a principio não lhe agradam e termina por abandonar-las. Mas ao longo da sua vida toca violino, e em particular as Sonatas de Mozart, torna-se uma das suas atividades preferidas.
O seu pacifismo e a sua origem judaica tornaram-no impopular entre os nacionalistas alemães. Depois de se ter tornado mundialmente famoso (em 7 de Novembro de 1919, quando o Times de Londres anunciou o sucesso da sua teoria da gravidade) o ódio dos nacionalistas tornou-se ainda mais forte.

Em 1933, Adolf Hitler chega ao poder na Alemanha. Einstein, judeu, encontra-se agora em perigo. É avisado por amigos de que há planos para o seu assassinato e é aconselhado a fugir. Einstein renúncia mais uma vez à cidadania alemã.

Em 1941 tem início o Projecto Manhattan (o desenvolvimento de uma bomba atómica). Apesar de ter um dos instigadores principais deste projecto, Einstein é considerado suspeito e é preterido da participação no projeto.
Pelo fato de defender os direitos civis e das suas ideias socialistas, Einstein, chamou a atenção do FBI, que o investigou sob a acusação de pertencer ao Partido Comunista
Einstein era profundamente pacifista, tendo intervido diversas vezes a favor da paz no mundo e do abandono das armas nucleares
Sendo anti-nacionalista e pacifista esteve no entanto contra alguns dos acontecimentos que levaram ao nascimento do Estado Judaico. Einstein acreditava que o estado de Israel devia acolher judeus e palestinos de modo pacífico, num modelo confederacional semelhante ao estado suiço

Nenhum comentário:

ALMA DE EDUCADOR

VISITE MEU BLOG "ALMA DE EDUCADOR"