quinta-feira, 13 de setembro de 2007

VOCÊ SABE O QUE É VIRAL ?

Num dia desses, se já não aconteceu, você ira se deparar à expressão "isso é viral", por certo imaginará, gripe, vírus, algo contagioso.
Pois é...Muito contagioso, mas nada que afete senão a sua mente... Os boatos na internet correm a velocidades da luz, ou de um clique. Vídeos, e informações, muitas são “Fake” (do inglês, literalmente falso).
Existem o marketing viral e a publicidade viral referem-se a técnicas de marketing que tentam explorar redes sociais pré-existentes ( youtube, vídeos, e-mail) para produzir aumentos exponenciais em propaganda de uma marca ou idéia, bem parecidos a uma epidemia.
Vídeos colocados no youtube são visitados aos milhares e informação via e-mail que se espalham aos milhões, cheios de mentiras. (fake)
A definição de marketing viral foi nominada originalmente para descrever a prática de vários serviços livres de e-mail de adicionar sua publicidade ao e-mail que sai de seus usuários. O que se imagina é que o anuncio,ou “informação” alcançará um usuário crédulo, que pensa ser verdade tudo o que vê.
Esse usuário "será infectado" (ou seja, passará adiante) e pode então seguir infectando a outros usuários susceptíveis. Enquanto cada usuário infectado envia o e-mail a mais de um usuário susceptível por média. Os resultados da epidemiologia implicará, que o número de usuários infectados crescerá segundo uma curva logística, cujo segmento inicial é exponencial. ( Imagine um tabuleiro de xadrez, se você colocar um grão de arroz em cada quadrado, sempre duplicando no próximo, quantos grãos usará no ultimo quadrado? São 64 quadrados... dá para contar...? 2, 4, 8, 16,32,64,128,256,...sua calculadora não terá espaço para calcular ao chegar à casa 32...)depois disso...faça as contas...assim é a informação viral.
O termo "publicidade viral" se refere à idéia que as pessoas passarão e compartilharão conteúdos divertidos. (Mesmo que não seja verdade, e muitas vezes não é.)
Esta técnica muitas vezes está patrocinada por uma marca, que busca construir conhecimento de um produto ou serviço. Os anúncios virais tomam muitas vezes a forma de divertidos videoclipes ou jogos Flash interativos, imagens, e inclusive textos.

Veja esse exemplo, um verdadeiro FAKE, os ufos do Haiti, já foi visto no yourube por mais de 4.398.417 pessoas e o desmentido por 915.067, 1 para 4 podem acreditar que o video é verdadeiro, sem contar os milhões de e-mails que contém o video.

Nenhum comentário:

ALMA DE EDUCADOR

VISITE MEU BLOG "ALMA DE EDUCADOR"