domingo, 23 de setembro de 2007

BULLYNG - NO BRASIL SERIA GOZAR COM A CARA DO OUTRO

Bullying é um termo de origem inglesa utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully) ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz de se defender.
A palavra "Bully" significa "valentão", o autor das agressões. A vítima, ou alvo, é a que sofre os efeitos delas. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma.



Parece tudo muito divertido, um brinca com o tamanho do nariz, outro com o tamanho da cabeça... Porque um é muito gordo, porque o outro é muito magro, e por aí vai... até que um dia alguém não gosta, se enche da gozação e então vem a violência.
Porque será que as pessoas para se divertirem precisam dobochar de outras ?
Será que Freud explica?
Há diversas formas de praticar o bullyng :
espalhar fofocas;
recusa em se socializar com a vítima intimidar outras pessoas que desejam se socializar com a vítima criticar o modo de vestir ou outros aspectos socialmente significativos (incluindo a etnia da vítima, religião, incapacidades etc).
Sem dúvida é a forma dos "valentões" expressarem o quanto são melhores que outros . E porque os outros (as testemunhas) que não acham isso certo não defendem ?
Porque tem medo de serem o alvo, com isso riem e fazem parte dos gozadores...(É a idéia do antes ele do que eu)
É impressionante como o ser humano ainda tem a capacidade de rir da desgraça ou humilhação do outro. (Graças com muitas exceções)
O preço de tudo isso é que as vitimas acabam em depressão, ou revoltadas se voltam contra todos veja http://pt.wikipedia.org/wiki/Massacre_de_Columbine
Na verdade quando somos a vítima da gozação, do deboche, nenhuma brincadeira de mau gosto tem a menor graça...

Nenhum comentário:

ALMA DE EDUCADOR

VISITE MEU BLOG "ALMA DE EDUCADOR"