quinta-feira, 26 de julho de 2007

DR HUNTER (PATCH ADAMS)

Célebre pelo filme de Hollywood inspirado em sua vida, o médico americano Patch Adams,(veja o video abaixo) que veio ao Brasil, diz que não quer mudar só a medicina, mas o mundo.
Eu sou um ativista político. A medicina é parte de um mundo que precisa mudar. Precisamos deixar de idolatrar a ambição e o poder, e passar a valorizar a compaixão e a generosidade. A cobiça e o poder destruíram a profissão médica em toda parte. No país mais rico do mundo, os EUA, nós negamos cuidados médicos a 50 milhões de pessoas. De alguma forma, a ética dos médicos permitiu que fossem cúmplices disso. Deixamos a indústria farmacêutica cooptar a medicina, ao afetar a pesquisa e influenciar as escolas médicas.
Nós criamos um hospital totalmente grátis; nada é pago. Não trabalhamos com seguro de saúde. As entrevistas iniciais com cada paciente levam até quatro horas. Somos o único hospital que integra todas as artes curativas. A equipe vive no hospital, é a sua casa. Integramos a medicina às artes cênicas, artesanato, agricultura, natureza, educação, recreação e serviço social. Todas essas coisas são muito radicais para esse país, e suspeito, para o seu país também. Nós também enfatizamos a ligação da saúde de um indivíduo e a saúde da sua comunidade e da sociedade.
Eu não tenho a ver com esse filme de Hollywood. Ele enfatiza minha ligação com o humor.
Mas o que queremos é paz, justiça e cuidados para todas as pessoas, em todos os lugares. E Hollywood sabe que esses ideais não vendem entradas, então não colocaram esses elementos nos filmes.
Temos é que fazer do amor a base do nosso sistema de valores. O nosso sistema atual é baseado em cobiça e poder. É isso o que a televisão promove, bem como os governos dos países ricos.
Diariamente 35 mil crianças morrem de fome, e uma morre por falta de água a cada 8 segundos. Isso acontece porque não há ética nem se ensina o amor. Os homens estão no comando, e não as mulheres. Eles amam poder e dinheiro, e impõem isso ao resto do mundo. No seu país, as pessoas se interessam mais por beleza e por esportes do que pelo cuidado das florestas ou dos povos indígenas.
O amor é a coisa mais importante do mundo, certo? Mas não há uma escola no mundo, da pré-escola ao segundo grau, que dedique uma única hora de aula ao amor. Mas todas ensinam a cada semana cinco horas de matemática, cinco de história e cinco de línguas. Nada disso é mais importante do que o amor. Imagine como o mundo seria se as crianças recebessem semanalmente cinco horas de aulas de amor por 13 anos! Os homens ainda não perceberam que o amor não é sexo, o amor é uma habilidade.
Mas por que as pessoas no seu país se interessam mais pelo futebol do que pelas crianças assassinadas nas ruas do Rio? E por que é radical fazer tais perguntas? Por que o Brasil se interessa mais por mulheres jovens e bonitas do que pelo fato de que a cada ano 27 mil espécies de plantas e animais se extinguem? Eu venho ao Brasil para falar pela sua natureza e por todas as pessoas feridas. Eu quero ser a voz deles.
Fonte de pesquisa - Revista Galileu

2 comentários:

Anônimo disse...

É assim que se faz, somos nós que fazemos o mundo...sou fã do AMOR como CRISTO nos ensinou. Tem muita gente que realmente quer transformá-lo, pessoas abênçoadas e mais próximas do VERDADEIRO que realmente se consolida a cada degrau da compeensão...pois não sentem mais a necessidade egoísta de sí... mas sim a consolidação do amor absoluto e fraterno como a VERDADE nos revela e nos gratifica nos elevando ao estado da GRAÇA!!! : ) Que Deus te abençôe profundamente e a TODOS que realmente encontram o CAMINHO.

Anônimo disse...

É gratificante e emociona muito saber que existe uma pessoa que luta pelos excluídos, tentando dar-lhes esperança. Dr. Hunter mais do que um ativista, ele é um veradeiro messias do sec XXI. Eu não conhecia o seu trabalho até assistir a entrevista que ele deu ao programa Roda Viva.
Dr. Hunter é um homem maravilhoso!

ALMA DE EDUCADOR

VISITE MEU BLOG "ALMA DE EDUCADOR"