sábado, 12 de janeiro de 2013

Brasileiros detectam a maior galáxia espiral já registrada -

Brasileiros detectam a maior galáxia espiral já registrada - EXAME.com: " A galáxia espiral NGC 6872 foi considerada por décadas o maior do sistema estelar. Agora, um time de astrônomos dos Estados Unidos, do Chile e do Brasil descobriu que ela é a maior galáxia em espiral já registrada até hoje, com um tamanho cinco vezes maior do que a Via Láctea."


As brasileiras Duília de Mello, astrônoma e professora na Universidade Católica de Washington; Fernanda Urrutia-Viscarra e Claudia Mendes de Oliveira, da USP(Universidade de São Paulo), além de Rafael Eufrasio, pesquisador-assistente no Goddard Space Flight Center, integram a equipe que tem também cientistas do ESO (Observatório Europeu do Sul).

Isso aconteceu enquanto os pesquisadores analisavam dados coletados pelo telescópio espacial Galex (Galaxy Evolution Explorer), da Nasa. Ele é especializado em detectar com luz ultravioleta as estrelas mais jovens e mais quentes. Por isso, as imagens divulgadas exibem uma explosão de luzes em ultravioleta. Elas são um indício de uma colisão com uma galáxia vizinha menor.

Nenhum comentário:

ALMA DE EDUCADOR

VISITE MEU BLOG "ALMA DE EDUCADOR"