domingo, 25 de novembro de 2012

Blogueiro morto em prisão do Irã


PARA LER TODA A MATÉRIA BBC

Sattar Beheshti (Foto: Kalame)
Beheshti morreu uma semana depois de sua prisão
Uma investigação das autoridades do Irã concluiu que o blogueiro dissidente Sattar Beheshti pode ter morrido devido à força bruta enquanto estava na prisão e não devido a causas naturais ou a alguma doença, como as autoridades alegavam anteriormente.

Ele foi entregue para investigadores da polícia, para um interrogatório e, uma semana depois, estava morto.Beheshti foi preso no dia 30 de outubro por acusações de ter agido contra a segurança nacional ao postar mensagens contra o governo em blogs e redes sociais.
As circunstâncias exatas da morte dele ainda não foram esclarecidas e algumas informações sugerem que ele foi torturado.
O Parlamento iraniano então criou uma comissão para investigar a morte de Beheshti.
A declaração do promotor de Teerã, divulgada nesta sexta-feira, afirma que a principal causa da morte do blogueiro pode ter sido choque físico, causado por força bruta aplicada contra partes sensíveis do tronco de Beheshti, ou pressão psicológica.
"Não é possível determinar a causa exata da morte. Mas a causa mais provável que levou à morte pode ser choque", afirma a declaração.

Nenhum comentário:

ALMA DE EDUCADOR

VISITE MEU BLOG "ALMA DE EDUCADOR"