sábado, 17 de novembro de 2012

O QUE SIGNIFICA GÊNIO

Um gênio é uma pessoa com grande capacidade mental. Ela pode se manifestar por um intelecto de primeira grandeza, ou um talento criativo fora do comum. 
O nível de QI pelo qual alguém pode ser chamado de gênio é geralmente definido como 140 ou superior. 
O termo também se aplica a alguém que é um polímata ou alguém habilidoso em muitas áreas mentais. O termo se aplica com precisão a habilidades mentais, mais que físicas, embora seja também usado coloquialmente para indicar a posse de um talento superior em qualquer campo; por exemplo, de Mozart aos quatro anos já tocava e compunha e de Gandhi que foi um gênio da diplomacia.
EtimologiaNa Roma antiga, o gênio era o espírito guia ou "tutelar" de uma pessoa, ou mesmo de uma gens inteira. 
Um termo relacionado é genius loci, o espírito de um local específico. Por contraste a força interior que move todas as criaturas viventes é o animus
Um espírito específico ou daimon.
Gênios artísticos podem se manifestar na primeira infância (prodígio) ou mais tarde na vida; de qualquer forma, os gênios eventualmente se diferenciam do restante através de grande originalidade.
 Gênios intelectuais geralmente tem visões nítidas e concisas de uma dada situação, na qual a interpretação é desnecessária - eles constroem ou agem de acordo com estes fatos, geralmente com tremenda energia. 
Aqui também, gênios consumados em campos intelectuais começam em muitos casos como prodígios, privilegiados com memória superior.

Nenhum comentário:

ALMA DE EDUCADOR

VISITE MEU BLOG "ALMA DE EDUCADOR"