quinta-feira, 2 de outubro de 2008

FLORESCER DE OUTUBRO

No mes de outubro todas essas maravilhas florescem...

De origem africana, o agapanto encanta pelos tons azulados e seu perfume delicado é um convite para curtir o jardim.






De aspecto delicado e charmoso, a áster-arbustiva é uma planta muito florífera.

Ela apresenta ramagem bastante ramificada e folhas filiformes e pequenas, de coloração verde-escura.
Os ramos vão lignificando com o tempo e desta forma tornam-se de cor marrom.
As flores reúnem-se em capítulos pequenos, com pétalas brancas e centro amarelo e saliente, muito parecidas com margaridinhas.



Nome popular: copo de leite - A Zantedeschia (Copo de Leite) é uma flor da família Araceae e é originária da região sudoeste da África. Pode medir até um metro e meio de altura e suas partes são tóxicas. Possue uma belíssima folhagem e associa-se ao sagrado, simbolizando paz, inocência e pureza. O cultivo do copo de leite se dá em solo rico adubado e úmido, com boa luminosidade.


A dália (Dahlia sp) pertence à família das Compostas. É uma herbácea de porte médio, perene, originária da América do Norte (México), onde é muito popular. Os índios daquela região foram os primeiros a cultivar dálias, ainda no período do Império Asteca.


A frésia também é conhecida em algumas regiões do Brasil por junquilho. Trata-se de uma bela e perfumada flor originária do sul da África. Por suas cores vivas e o marcante perfume, a frésia é muito utilizada na criação de arranjos florais decorativos. Nos jardins, seu plantio é recomendado em bordadura de canteiros, mas o resultado só será compensador, se houver boa incidência de luz no local



O nome do gladíolo é derivado do latim, onde "gladius" significa "espada" (outro dos seus nomes era "xiphium", que em grego também significa "espada"). Isto deve-se por um lado à forma das suas folhas, que longas e pontiagudas fazem lembrar espadas, mas também ao facto de ser a flor entregue aos gladiadores romanos que saíam vencedores de combate. Daí que esta flor simbolize, entre outras coisas, a vitória.
Os gladíolos são plantas originárias do continente africano, de Madagáscar, da Europa e do Oeste asiático, mas o maior número de espécies encontra-se em África. Compreende ao todo 180 espécies nativas, que crescem espontaneamente.



Lisianthus é nativo do Texas, (Lírio Branco) Arizona, Colorado e México. Embora, seja encontrada em áreas desérticas, ele não é uma planta xerófila. Em seu habitat nativo o Lisianthus é encontrado ao longo dos rios e áreas baixas, onde existe maior disponibilidade de água no solo. No período de chuvas menos freqüentes, o mecanismo de evitamento ao déficit hídrico dos Lisianthus nativos baseia-se na emissão de longas raízes no solo para buscar água a maiores profundidades.



O tango apresenta flores amarelas, muito pequenas e delicadas, reunidas em numerosos capítulos dispostos em grandes inflorescências ramificadas.Embora sua utilização seja predominantemente como flor de corte, pode ser cultivada em canteiros, bordaduras e composições, acrescentado um estilo campestre à paisagem.


As tulipas são originárias da Ásia Central e não dos Países Baixos, como o senso comum leva a imaginar. Foram levadas para a Holanda em 1560 pelo botânico Conrad Von Gesner. O nome da flor foi inspirado na palavra turco-otomana tülbend, posteriormente afrancesada para tulipe, que originalmente significa turbante, considerando a forma da flor invertida. Algumas referências defendem que as tulipas seriam originárias da China, de onde foram levadas para as montanhas do Cáucaso e para a Pérsia.

Nenhum comentário:

ALMA DE EDUCADOR

VISITE MEU BLOG "ALMA DE EDUCADOR"