sábado, 9 de maio de 2009

MULHERES ESPECIAIS


Há mulheres que são especiais.
Em dadas circunstâncias, parecem princesas ou mesmo rainhas, pois encantam, fascinam e mostram ter poderes de tal modo expressivos, diante dos quais dobramos a cerviz.
Há ocasiões em que são como administradoras ou economistas, quando se põem a organizar a vida do lar, seus movimentos e despesas, tudo aquilo que se compra e o que se põe na mesa, para a fruição de todos.
Conseguem, muitas vezes, ajuntar alguma quantia que sobra para momentos mais difíceis.
Quantas vezes se mostram como agentes de disciplina?
Alteiam a voz, como quem dá voz de comando, ordenam, impactam com o tipo de inflexão que utilizam, e põem, dessa maneira, tudo e todos em seus devidos lugares, dentro de casa.
São quais colegas, quais colegiais, variadas vezes.
Envolvem-se com os pequenos, brincam, jogam com eles; riem-se deles e com eles, até o momento justo de estancar a brincadeira.
Mulheres há que se tornam médicas ou enfermeiras, diante das necessidades dos seus filhos.
Acolhem-nos, preparam-lhes poções e chás diversos, e, muitas vezes contrariando as instruções formais, dão-lhes xaropes e pastilhas.
Se enfermos, banham-nos, põem-nos em seus leitos, recobrem-nos, acalentam e vigiam, dias ou noites, dias e noites, até que retornem à saúde.
Mas, dentre essas mulheres incríveis, especiais de verdade, temos aquelas que reúnem todas essas habilidades:
São mestras, são agentes disciplinares; são administradoras e economistas, enfermeiras, psicólogas, são médicas.
São cozinheiras, lavadeiras, artesãs e fiandeiras. Conseguem ser governantas, serviçais e chegam a ser santas.
Essas almas geniais de mulher são alimentadas pelo estranho ideal de sempre entender, de atender e de sempre servir.
São companheiras próximas dos anjos, são servidoras de Deus e mensageiras da vida. São nossas fãs, amigas extremadas para quem nunca há nada impossível, quando se trata de atender-nos, de alegrar-nos, de ajudar-nos.
São mulheres sem igual. Perfumam como flores, são ardentes como a chama e brilham como estrelas.
Nada obstante todos os elogios que lhes possamos dirigir, o que é mais tocante, mais comovente, é saber que uma dessas mulheres, incumbidas por Deus para mudar o mundo, ajudando-o a ser melhor, a ser um campo bom de se viver, tem uma missão particular.
Há uma mulher para quem o Criador entregou a missão de cuidar-me, de fazer-me estudar para entender, de ensinar-me a orar e a crescer, a respeitar a todos e a servir para o bem.
Essa mulher é um encanto em minha vida, e não há ninguém que se lhe assemelhe.
Ao vê-la, meus olhos marejam e bate forte o meu coração. Ela é tal qual mistura de ouro e brilhante...
Ela é, por fim, a luz que torna meu caminho cintilante.
É aquela a quem chamo de minha mãe.
Momento Espírita

TAARE ZAMEEN PAR - COMO ESTRELA NA TERRA - TODA CRIANÇA É ESPECIAL

FILME PROFUNDO, MARAVILHOSO QUE TODO EDUCADOR DEVERIA ASSISTIR.

Ishaan Awasthi é um garoto de oito anos cujo mundo está cheio de maravilhas que ninguém mais parece apreciar; cores, peixes, cães e pipas simplesmente não são importantes no mundo dos adultos, que estão muito mais interessados em coisas como casa, grifes e conforto. Ishaan tem dificuldades na leitura, escrita e compreensão de letras, palavras e frases, por isso não consegue ir bem na escola e é constantemente castigado e pressionado. Quando ele fica em muito mais problemas que seus pais possam lidar, é enviado para um internato em outra cidade, onde possa assim ser 'disciplinado’. As coisas não são diferentes em sua nova escola, e Ishaan além de não melhorar nos estudos, debate-se com o trauma e a tristeza da separação de sua família. Mas um dia, um novo professor de arte entra em cena, Ram Shankar Nikumbh, que contagia seus alunos com alegria e otimismo. Ele quebra todas as regras de "como as coisas deveriam ser feitas", pedindo-lhes para pensar, sonhar e imaginar, e todas as crianças respondem com entusiasmo, exceto Ishaan. O professor logo percebe o problema, e vai em busca do motivo. Com tempo, paciência e atenção, ele tentará solucionar esta dificuldade e assim ajudar Ishaan a encontrar a si mesmo.

‘Taare Zammeen Par” ou “Estrelas na Terra”, é o primeiro filme do astro indiano Aamir Khan na direção (também interpreta o professor). Aclamado por crítica e público, teve seu lançamento mundial no último dia 21 de dezembro, sendo escolhido como o melhor filme de ‘Bollywood’ em 2007 por vários cineastas e críticos do país. Prova disso são as 14 indicações no ‘Star Screen Awards’, incluindo-se melhor filme e melhor diretor.

Se quiserem saber mais link www.cinemaindiano.blogspot.com

RAIVA TEM O SEU LUGAR

A raiva é uma forte e temporária reação emocional à sensação de ser ameaçado de alguma maneira. Quando a raiva surge, pode ser expressa aberta e diretamente ou pode ir para o subterrâneo da nossa mente e do nosso coração, passando assim a se expressar de uma maneira silenciosa e persistente, tornando-se um ressentimento crônico.
O ressentimento é a sensação da mágoa ou raiva crônica que persiste muito depois de terminada a situação que causou raiva.
O ressentimento já foi comparado a uma brasa ardente que seguramos com a intenção de jogá-la em outra pessoa, enquanto queima a nossa mão.
A palavra ressentimento é a forma substantiva de ressentir - sentir intensamente e sentir de novo.
Quando estamos ressentidos, sentimos intensamente a dor do passado de novo e de novo e de novo.....
A experiência de raiva mantida durante um período de tempo muito longo - o que gera a mágoa - é quase sempre inútil.
É preciso esclarecer que o fato de criarmos uma mágoa não significa que seja um sinal de doença mental.
Magoar-se é um aspecto normal e dificil de todos em relação à vida e, quase todos desenvolvemos, em algum momento da vida, algum tipo de mágoa.
Mas, vale salientar que apesar da mágoa ser algo "comum" ou mesmo "normal" não significa que seja saudável.
O aprendizado de lidar com sofrimentos, ofensas e desapontamentos com mais habilidade não impedirá que as coisas possam correr mal na sua vida. As pessoas continuarão sendo pouco amáveis e imprevistos e acidentes poderão fazê-lo sofrer.

O mundo está repleto de sofrimento, frustração e dificuldade e não é só porque você aprendeu a se adaptar melhor, a lidar adequadamente com os problemas, com a raiva ou mesmo a frustração, isso não significa que os problemas acabarão.
O que muda é a importância que você vai dar para esses problemas em sua mente e em seu coração. A quantidade de raiva, desesperança e aflição que você irá investir e sentir.
A vida não é perfeita mas você pode aprender a sofrer menos.
Peça ajuda! Estudos mostram que pessoas que compartilham suas frustrações e dores tendem a lidar melhor com a mágoa e o estresse. Na maioria das vezes, pessoas que contam com os amigos, com a familía, com um apoio psicológico e com um trabalho psicoterápico são mais felizes e desfrutam de uma saúde melhor.

Katia Cristina Horpaczky é psicóloga clínica

sexta-feira, 8 de maio de 2009

FILOSOFANDO 080509

"Não entendo como alguns escolhem o crime,
quando há tantas maneiras
legais de ser desonesto".

Al Capone

quinta-feira, 7 de maio de 2009

A ÚLTIMA CORDA


Era uma vez um grande violinista chamado Paganini.
Alguns diziam que ele era muito estranho, outros, que ele era sobrenatural.
As notas mágicas que saíam de seu violino tinham um som diferente, por isso ninguém queria perder a oportunidade de assistir seu espetáculo.

Certa noite, o palco de um auditório repleto de admiradores estava preparado para recebê-lo.
A orquestra entrou e foi aplaudida.
O maestro, ovacionado. Mas quando surgiu a figura de Paganini, triunfante, o público delirou. Nicolo Paganini colocou seu violino no ombro, e o que se assistiu em seguida foi indescritível. Breves e semibreves, fusas e semifusas, colcheias e semicolcheias, pareciam ter asas e voar com o delicado toque daqueles dedos virtuosos.

De repente, porém, um som estranho interrompe o devaneio da platéia: uma das cordas do violino de Paganini arrebentara. O maestro parou. A orquestra parou.
Mas Paganini não parou. Olhando para sua partitura ele continuava a tirar sons deliciosos de um violino com problemas.
O maestro e a orquestra, empolgados, voltam a tocar.

Mal o público se acalmou quando, de repente, um outro som perturbador: uma outra corda do violino do virtuose se rompe. O maestro parou de novo.
A orquestra parou de novo. Paganini não parou. Como se nada tivesse acontecido, ele esqueceu as dificuldades e avançou, tirando sons do impossível. O maestro e a orquestra, impressionados, voltam a tocar.

Mas o público não poderia imaginar o que aconteceria a seguir: todas as pessoas, pasmas, gritaram: Oohhh! Uma terceira corda do instrumento de Paganini se quebra. O maestro pára. A orquestra pára. A respiração do público pára. Mas Paganini… Paganini não pára. Como se fosse um contorcionista musical, ele tira todos os sons da única corda que sobrara daquele violino destruído. Paganini atinge a glória.

Seu nome corre através do tempo. Ele não é apenas um violinista genial, mas o símbolo do ser humano que continua diante do impossível.

* * *
Este é o espírito da perseverança, da criatividade e habilidade perante os obstáculos naturais da vida no Mundo. Lembremos desta história, todas as vezes que as cordas de nossos instrumentos se romperem. Afirmemos no íntimo: Eu sei que posso continuar! Afirmemos para a alma: Não é qualquer adversidade que irá me derrubar, que irá me fazer desistir!

Perceberemos então, com encanto, que muitas vezes nossas mãos calejadas, obrigadas a retirar sons de uma única corda, estão sendo amparadas por mãos invisíveis de Misericórdia. Nunca estamos sozinhos no concerto da vida na Terra.

À maneira de um público empolgado que incentiva o artista, o Invisível nos dá forças, nos alimenta o ânimo, e nos aplaude cada vez que nos superamos.

Continuemos… Sem medo, sem hesitação. Toquemos nossa música da alma para o céu azul ou para as estrelas. Contando com as quatro cordas de nossa rabeca, ou apenas com uma delas.

Não deixemos de tocar.


quarta-feira, 6 de maio de 2009

VIVER DIA A DIA

Tão bom viver dia a dia...
A vida assim jamais cansa...
.
Viver tão só de momentos
Como essas nuvens do céu...
.
E só ganhar, toda a vida,
Inexperiência... esperança...
.
E a rosa louca dos ventos
presa à copa do chapéu.
.
Nunca dês um nome a um rio:
sempre é outro rio a passar.
.
Nada jamais continua,
tudo vai recomeçar!
.
E sem nenhuma lembrança
Das outras vezes perdidas,
Atiro a rosa do sonho
Nas tuas mãos distraídas...
.
Mário Quintana

terça-feira, 5 de maio de 2009

MARECHAL RONDON

"Eu Creio:
Que o homem e o mundo são governados por leis naturais.
Que a Ciência integrou o homem ao Universo, alargando a unidade constituída pela mulher, criando, assim, modesta e sublime: simpatia para com todos os seres de quem, como poverello, se sente irmão.
Que a Ciência, estabelecendo a inateidade (sentimento nato) do amor, como a do egoísmo, deu ao homem a posse de si mesmo. E os meios de se transformar e de se aperfeiçoar.
Que a Ciência, a Arte e a Indústria hão de transformar a Terra em Paraíso, para todos os homens, sem distinção de raças, crenças, :nações – banido os espectros da guerra, da miséria, da moléstia.
Que ao lado das forças egoístas – a serem reduzidas a meios de conservar o indivíduo e a espécie – existem no coração do homem: tesouros de amor que a vida em sociedade sublimará cada vez mais.
Nas leis da Sociologia, fundada por Augusto Comte, e por que a missão dos intelectuais é, sobretudo, o preparo das massas humanas :desfavorecidas, para que se elevem, para que se possam incorporar à Sociedade.
Que, sendo, incompatíveis às vezes os interesses da Ordem com os do Progresso, cumpre tudo ser resolvido à luz do Amor.
Que a ordem material deve ser mantida, sobretudo, por causa das mulheres, a melhor parte de todas as pátrias e das crianças, as pátrias do futuro.
Que no estado de ansiedade atual, a solução é deixando o pensamento livre como a respiração, promover a Liga Religiosa, :convergindo todos para o Amor, o Bem Comum, postas de lado as divergências que ficarão em cada um como questões de foro íntimo, sem perturbar a esplêndida unidade – que é a verdadeira felicidade. "
Rondon

segunda-feira, 4 de maio de 2009

A CARROÇA E AS ABÓBORAS


Era uma vez um cocheiro que dirigia uma carroça cheia de abóboras.

A cada solavanco da carroça, ele olhava para trás e via que as abóboras estavam todas desarrumadas.

Então ele parava, descia e colocava-as novamente no lugar.

Mal reiniciava sua viagem, lá vinha outro solavanco e... Tudo se desarrumava de novo.

Então ele começou a desanimar e pensou:

"Jamais vou conseguir terminar minha viagem! É impossível dirigir nesta estrada de terra, conservando as abóboras arrumadas!".

Enquanto divagava, passou à sua frente outra carroça cheia de abóboras, e ele observou que o cocheiro seguia em frente e nem olhava para trás.

As abóboras que estavam desarrumadas organizavam-se sozinhas no próximo solavanco.

Foi quando ele compreendeu que, se colocasse a carroça em movimento na direção do local onde queria chegar, os próprios solavancos da carroça fariam com que as abóboras se acomodassem em seus devidos lugares.

Tudo se ajeita.

Basta continuar

caminhando.

A VOZ DO SILÊNCIO

A VOZ DO SILÊNCIO

Queria estar um pouco só
para pensar e tu o sabes,
e ouvi no silêncio
uma voz dentro de mim,
e voltam a viver demais coisas
que achava já mortas.

E quem tanto amei
do mar do silêncio
volta como uma onda nos meus olhos.
E aquilo que me falta
no mar do silêncio
me falta sabes, muito mais.

Existem coisas num silêncio
que não esperava nunca,
queria uma voz
e de improviso
reparo que o silêncio
tem o rosto das coisas que perdi.

E eu te sinto amor
te sinto no meu coração,
estás retomando o lugar que
tu não havias perdido nunca
que não havias perdido nunca
que não havias perdido nunca.

E aquilo que me falta
no mar do silÊncio
me falta sabes, muito mais.

Existem coisas num silêncio
que não esperava nunca,
queria uma voz
e de improviso
reparo que o silêncio
tem o rosto das coisas que perdi.

E eu te sinto amor
te sinto no meu coração,
estás retomando o lugar que
tu não havias perdido nunca
que não havias perdido nunca
que não havias perdido nunca


DENTRO DE VOCÊ

MÁRIO PRATA

E se eu disser
que dentro de você
mora um anjo
que se reveste de luz
para fazer novas amizades!

E se eu disser
que dentro de você
existe uma paz infinita
que torna você
tão especial !

E se eu disser
que dentro de você
existe luz
e que essa luz apaga a inveja,
a discordância e a guerra!

E se eu disser
que és iluminado(a)
pelas estrelas
e teus olhos parecem
reflexo dessa luz !

E se eu disser
que tu és
divinamente concebido(a)
e tens dentro de si
tudo o que precisas
para viver!

E se eu disser
que dentro de você
existe uma fera
que sabe lutar
e defender os seus direitos...

E se eu disser
que dentro de você
habita uma chama
que é capaz
de incendiar uma cidade !

E se eu disser
que dentro de você
mora um inventor(a)
capaz de criar mil maneiras
de fazer a mesma coisa ,ficar sempre diferente !

E se eu disser
que dentro de você
existe um construtor(a)
que é capaz de criar
novos caminhos !

E se eu disser
que dentro de você
existe um elo de corrente
que te liga ao sobrenatural
tão facilmente !

E se eu disser
que você é um anjo de pessoa...
que possuis a chave
da vida eterna
da alegria que não acaba
dos sonhos que se realizam
da saúde que se perpetua...

E se eu disser
que você é tão angelical ...
que possuis a chave
das amizades que não se esquecem
da saudade gostosa
do desejo que realiza
da beleza da vida !

Você é a própria luz!
Acredite nisso
e brilhe por amor a você
e a quem te criou!
DEUS...

Construa!
Viva!
Conquiste!
Não aceite as derrotas...
Não aceite “nãos”...

O impossível
é apenas uma força
te convidando a realizar.

Acredite!
Dentro de você
existe um universo!
Um presente de Deus.

ALMA DE EDUCADOR

VISITE MEU BLOG "ALMA DE EDUCADOR"